sábado, 8 de agosto de 2009

As Ferramentas do Actuário

Decidi iniciar este blog com um tópico que considero de bastante importância, tradicionalmente os actuários são «homens* dos sete ofícios» nas empresas onde trabalham.

Como tal, não me parece eficaz nem sensato, que o Microsoft Excel seja quase exclusivamente a única ferramenta utilizada pela maioria dos actuários, é verdade que se trata de uma ferramenta muito versátil, especialmente se tivermos em consideração a componente de programação de macros em Visual Basic for Applications (VBA).

Mas uma folha de cálculo, como o próprio nome indica, foi criada para efectuar e apresentar resultados de cálculos, apenas isso, tudo o mais são funcionalidades de conveniência.
Não é uma base de dados nem um programa de gráficos como tal as suas limitações, concluindo, para estas funções é um generalista e não um especialista.

Com o aparecimento da internet acabei por ganhar um novo hobby, encontrar ferramentas que pudessem tornar a minha vida profissional mais fácil, este será talvez o principal móbil para a criação deste blog, documentar e apresentar as minhas experiências e descobertas nesta área.

Para terminar esta nota introdutória deixo apenas um link para a minha ferramenta de eleição nos últimos anos, designa-se por R (www.r-project.org) e na minha opinião veio revolucionar a comunidade científico-matemática. O porquê penso que se tornará óbvio em próximos posts.


* Digo homens sem qualquer conotação descriminatória, visto que tradicionalmente em Portugal a comunidade actuarial é maioritariamente feminina.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Powered By Blogger